quarta-feira, 5 de abril de 2023

 

OUTROS PROGRAMAS

(em atualização)






















FEVEREIRO

O ROCK FM, programa apresentado por Miguel Malho entre Novembro de 1989 e Agosto de 1990, ia para o ar de segunda a sexta entre as 21h e as 22h nos 98.1 da Rádio Marginal. Fui ouvinte a partir de 14 de Fevereiro de 1990 e logo nessa noite, havia passatempo. Nós ouvintes, tínhamos que elaborar uma frase relativa a esse dia de São Valentim e ligar para o 4520219. Lembro-me também que alguns dos sons que rodavam por lá nessa altura eram p. ex. os Stage Dolls, Gun, Giant... e também uma banda com voz feminina e se não estou em erro, eram elementos radicados no Canadá com o nome de "The Joints"?, com o tema "Inside of you". Quando me perguntam quais foram os meus programas de rádio favoritos, eu coloco sempre o ROCK FM no pódio.












AGOSTO

Estávamos em Agosto de 1990 e a grelha da Rádio Marginal estava prestes a entrar em mudanças. O ROCK FM dava assim os últimos acordes ao fim de quase dez meses. No dia 27 desse mês de Agosto, os Portugueses Casablanca eram alvo de passatempo. O prémio, era um exemplar do álbum estreia. Infelizmente, já não disponho da gravação dessa emissão onde para além de naturalmente figurarem sons deste disco de genérico "Tanto", foi também especial para mim, já que fui um dos contemplados com este vinil.












A última emissão do ROCK FM foi a 31 de Agosto desse ano de 1990. D.A.D., Stage Dolls, Steve Stevens, Nuclear Valdez, Lou Gramm, Midnight Oil...Foram algumas das bandas que o Miguel fez desfilar nesse último dia de Agosto de 1990. Foi certamente, uma espécie de Best of, que o nosso apresentador fez questão de divulgar na despedida do nosso ROCK FM na Rádio Marginal. Como tivemos oportunidade de ouvir no final da emissão, apenas mudava o nome do programa porque as emissões continuavam na semana seguinte com horário alargado de forma que as saudades não surgissem...Mas... Miguel... eu ainda hoje sinto saudades. Um grande obrigado por aqueles dez meses. Grande Abraço.








































SETEMBRO

Hotel Califórnia, programa apresentado por Miguel Malho e Miguel Simões, arrancou a 3 de Setembro de 1990 nos 98.1 da Rádio marginal. Foi uma espécie de fusão do Rock FM de Miguel Malho e também um outro programa que ia para o ar imediatamente a seguir, entre as 22h00 e a meia noite e que entretanto tinha terminado. Era a Curva do Mónaco do Miguel Simões. O horário deste novo programa abrangia precisamente o mesmo dos outros dois em conjunto. Era entre as 21h00 e as 00h00.
Aos sábados, era elaborado o top dos temas mais votados por nós ouvintes. Fica aqui o relatório da primeira edição desse top.








DEZEMBRO

No final desse ano de 1990, mais precisamente a 29 de Dezembro, Sábado, o nosso programa da Rádio Marginal fazia um super passatempo para oferecer duas entradas para o final de ano na discoteca News. Foram muitos os ouvintes que responderam acertadamente e depois de um sorteio onde só dois seriam contemplados, eu tive a felicidade de ser um deles. Para isso, tínhamos que decifrar qual o tema que o Malho e o Simões nos davam a ouvir, mas...o que nós ouvíamos, era rodado no sentido contrário às setas que estão aqui neste 12", que ao que tudo indica, pertencia ao Miguel Simões e que em alguma feira, me veio parar às mãos. É naturalmente um enorme prazer ter agora comigo este vinil de que não descarto a possibilidade de ter sido precisamente este o disco, que estava ali na Quinta da Torre da Aguilha naquela noite, e que foi o responsável por me ter levado à discoteca NEWS pela primeira vez.










MARÇO

Este pequeno bloco de notícias referente ao novo disco dos Iron Maiden da altura, é a terceira e última publicação referente ao Hotel California. Agradeço mais uma vez ao Miguel Malho, pelas excelentes noite no Rock FM, por estes anos de três horas diárias de Hotel California e ainda por outros momentos anos depois, mais precisamente no programa "Idade da Pedra" do qual irei ainda procurar por alguns sons que possa ter em Stock. Quanto ao Simões, também o meu muitíssimo obrigado por este programa e pelos trabalhos de DJ, que por vezes nos davas a ouvir durante a emissão e não esquecendo, claro, a "Rua Direita" que ia para o ar diariamente às 14h00 (?), também na Marginal. Neste registo, destaque para o momento aos -01.11. O ID de Steve Harris diz-nos qual o programa e a rádio que estamos a ouvir. 









































Comecei a ouvir o Lança Chamas mais assíduamente a partir do início de 1990. Talvez pelo facto de passar sons mais pesados do que aquilo que estava habituado e mais à vontade, demorei um ano a prender-me ao programa. O horário era entra as 16h e as 18h na Rádio Comercial. Esta cassete de Bruce Dickinson foi o primeiro de alguns prémios que tive o prazer de ganhar em passatempos ao longo desses anos. O principal apresentador, António Sérgio, dava também lugar a dois Senhores que apareciam com pequenos Flashs Metálicos e Metalizados através de blocos de notícias espalhados pelas duas horas. Paulo Fernandes, entregue principalmente ao material internacional, divulgava todas as novidades que vinham lá de fora e o que ele mesmo de lá trazia (entrevistas, reportagens de concertos...). O Gustavo Vidal fazia precisamente o mesmo mas mais a nível nacional. Dáva-nos a conhecer bandas Portuguesas acabadas de nascer, concertos, demos, entrevistas... São estas as memórias que tenho destes primeiros tempos como ouvinte do Lança Chamas.












AGOSTO

Faltavam poucos dias para os Whitesnake no visitarem. O Lança Chamas oferecia em passatempo o 7" do "Now you`re gone", com o pormenor da data portuguesa logo em primeiro juntamente com as outras desse mês de Agosto. Infelizmente, já não disponho do audio dessa emissão.














FEVEREIRO

No meio de um grande número de bandas nacionais surgidas na altura, estava uma que para mim, não só em termos musicais nomeadamente no estúdio e no palco, mas também através do que o vocalista alertava e aconselhava em relação a tudo o que tinha a ver com o panorama nacional em muitas das suas entrevistas. Esta, é para mim, uma grande entrevista do Gustavo Vidal aos RAMP. O Rui Duarte diz tudo. Na altura, quando os meus amigos me diziam que eu só tinha conhecimento dessas bandas porque as procurava ao consumir muita rádio e ao ler muito, porque se não fosse assim, esses sons nunca chegariam até mim. Tinham razão. Era a falta de apoio ao Heavy Metal em Portugal. Restava-nos toda esta equipa do Lança Chamas a continuar com a "chama acesa" cobrindo todo o território nacional e alguns outros programas a nível local. Ou então, colocarem na prática, tudo aquilo que o Rui diz nesta entrevista. Paulo Fernandes, surge no início e também no fim para o resultado do passatempo. t-shirt RAMP.













Nenhum comentário:

Postar um comentário